quarta-feira, 26 de março de 2014

Sobre a presença do Naturalismo em «Os Maias»

Podemos observar características do Naturalismo em «Os Maias», por exemplo em:

 Na maneira como os espaços interiores estão de acordo com a escola Realista/Naturalista: o princípio da interação entre o Homem e o ambiente que o rodeia. 

 Na maneira como o pai Monforte é apresentado como um ser reles, que subiu por vias duvidosas. O Naturalismo defende que o meio e a hereditariedade determinam o percurso do indivíduo. A filha, apesar de ter já enquadramento social, nunca deixará de representar as suas origens. Há sempre uma faceta oculta na família que depois se evidencia quando ela comete adultério e foge.


 Na influência da mãe sobre Pedro da Maia e da educação religiosa sobre Eusebiozinho (cuja mãe e família também influenciaram).


 Na escolha de temas chocantes, como o adultério, a prostituição, a decadência moral do indivíduo (Eusebiozinho) ou as pretensões sociais de Dâmaso Salcede, que são observados e descritos por vezes numa análise minuciosa, enquanto produtos de uma sociedade em decadência, onde subitamente se pode enriquecer sem se possuir a educação e a força moral suficientes para ter uma personalidade bem formada.

Sem comentários:

Enviar um comentário