quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Realismo e Naturalismo (2)


O REALISMO E O NATURALISMO

(1865-1890)

Enquanto o Romantismo estava demasiado ligado aos problemas e às obsessões nacionais, o Realismo, que chega a Portugal por influência estrangeira, sobretudo francesa, preocupa-se mais com os seguintes aspetos:

q  O inconformismo face à tradição;

q   Os avanços da ciência e da técnica, que sugerem que o Homem seria capaz de ultrapassar os seus limites;

q   A supremacia da verdade física, com o desenvolvimento das ciências exatas e experimentais;

q   As novas teorias filosóficas – o idealismo de Hegel, o socialismo de Proudhon, o positivismo (V) de Comte, e o evolucionismo de Darwin e Lamark - que levam à crença nos princípios de justiça e igualdade.

OUTROS ASPECTOS DO REALISMO:

q  a análise e síntese da realidade com objetividade, em oposição à subjetividade romântica;

q   A exatidão, veracidade e abundância de pormenores, com o retrato fidelíssimo da natureza;

q   A total indiferença perante o "Eu" subjetivo (o "Eu" romântico);

q   A neutralidade de coração perante o bem e o mal, o feio e o bonito, o vício e a virtude;

q   A análise corajosa de vícios e podridão da sociedade;

q   O relacionamento lógico entre as causas desse comportamento (biológicas ou sociais), e a natureza interior e exterior da personagem;

q   A admissão de temas cosmopolitas na literatura;

q   O uso de expressões simples e sem convencionalismos (por oposição ao tom declamatório romântico).

O NATURALISMO EVOLUIU DO REALISMO E É UMA ESPÉCIE DE INTENSIFICAÇÃO DESTE.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO:

q  A tentativa de aplicar à literatura as descobertas e métodos da ciência do séc. XIX (filosofia, sociologia, fisiologia, psicopatologia, etc.);

q   A tentativa de explicar as emoções através da sua manifestação física (com mais razões científicas do que o simples descrever dos factos do Realismo);

q   Uma escolha de assuntos mais chocantes (alcoolismo, jogo, adultério, opressão social, doenças, as suas causas e consequências);

q   A utilização de um vocabulário mais terra a terra, com frases mais cativantes ou detalhes mais fotográficos.

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